segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Preparando o períneo para o parto natural

O corpo da mulher é totalmente preparado para o parto natural, seja ela baixa, alta, magra, gorda, com quadris largos ou estreitos, enfim, o parto natural é para todas. Hoje em dia a mulher é mais sedentária do que antigamente sim, mas nem por isso seu corpo deixou de ser funcional para o parto.

Alguns exercícios podem favorecer o preparo físico e até mesmo emocional de um músculo essencial no momento do parto - o períneo - dando consciência e fortalecimento, além de contribuir para não haver laceração no momento do parto.

Existe um aparelho chamado Epi-no, muito indicado para o uso a partir das 34 semanas de gestação. Eu utilizei desde a 30, por ter sofrido 6 cirurgias próximas a região um pouco menos de 1 ano antes de parir, mas no geral é a partir das 34. Esse aparelho parece aquele de medir pressão (vide foto), onde a parte que é inflada é introduzida na vagina. Ele trabalha tanto o fortalecimento, exercícios de consciência do músculo, e trabalha o processo do expulsivo. O ideal é utilizar todos os dias, e a cada dia inflar um pouco mais, até chegar nos 10 cm "de dilatação", simulando a fase do expulsivo, além de também  poder ser usado para os exercícios de kegel (abaixo). Esse trabalho é acompanhado pela doula e/ou G.O. 




Os exercícios de Kegel também são muito importantes para o controle e o fortalecimento do períneo, que ajudam desde a gestação até o pós parto. Exercícios manuais com este músculo também são indicados e acompanhados pela doula e/ou G.O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário